M3 Pre-Moldados
A escolha do revestimento para áreas externas deixou de ser uma decisão meramente estética para se tornar um pilar fundamental da engenharia urbana e privada. Nesse contexto, o bloquete de concreto — também conhecido como piso intertravado, paver ou pavies — consolidou-se como a tecnologia dominante para pavimentação no Brasil e no mundo. Seja em condomínios de luxo no Ceará, grandes pátios industriais ou em obras públicas de requalificação urbana, o bloquete de concreto é a resposta técnica para quem busca durabilidade, economia e sustentabilidade.
Na M3 Pré-Moldados, somos especialistas na fabricação deste artefato. Entendemos que o bloquete de concreto não é apenas uma peça de cimento; é um elemento de um sistema estrutural complexo, projetado para suportar desde o caminhar de uma criança até a manobra de uma carreta bitrem carregada. Com tecnologia de vibro-prensagem industrial, entregamos ao mercado nordestino produtos que superam as normas da ABNT em resistência e acabamento.
Neste guia técnico completo, vamos mergulhar profundamente no universo do bloquete de concreto. Você aprenderá sobre os diferentes formatos (Unistein, Retangular, Sextavado), como escolher a espessura correta (H4, H6, H8) para evitar patologias, o passo a passo da instalação correta e por que este material oferece o melhor retorno sobre o investimento (ROI) comparado a outras soluções de pavimentação.
O bloquete de concreto é uma peça pré-moldada de concreto de alta densidade, utilizada como revestimento em sistemas de pavimentação intertravada. Diferente do concreto moldado in loco (calçadas de cimento) ou do asfalto (pavimento flexível betuminoso), o bloquete de concreto é um sistema modular. As peças são assentadas sobre uma camada de areia e travadas entre si através da fricção lateral (intertravamento) e do preenchimento das juntas.
Essa característica modular confere ao bloquete de concreto uma propriedade única: ele é um pavimento semi-flexível. Isso significa que ele consegue absorver pequenas acomodações do solo e distribuir cargas verticais pesadas para as peças vizinhas, evitando trincas e fissuras comuns em pavimentos rígidos. Além disso, por ser produzido em ambiente fabril controlado, como nas plantas da M3, o bloquete de concreto possui uniformidade dimensional e resistência garantida, algo difícil de obter com concreto virado em obra.
A versatilidade é uma das maiores vantagens deste material. A M3 Pré-Moldados oferece uma linha completa de bloquete de concreto, onde cada formato tem uma função estética e mecânica específica.
É o modelo mais clássico e popular. Com dimensões padrão de 10x20 cm, este bloquete de concreto oferece um visual limpo e organizado.
Vantagem: Permite diversas paginações, como fileira, dama e espinha de peixe. É fácil de instalar e de fazer acabamentos retos.
Aplicação: Calçadas, praças, pátios residenciais e ciclovias.
Conhecido pelo seu formato ondulado ou "zig-zag", este bloquete de concreto é uma obra-prima da engenharia.
Vantagem: O formato dentado cria um travamento mecânico superior. É impossível uma peça girar ou se soltar, mesmo sob forte torque de pneus.
Aplicação: Áreas de tráfego pesado, portos, indústrias, rotatórias e rampas íngremes.
Com formato hexagonal, este bloquete de concreto remete às colmeias e oferece uma distribuição de carga radial muito eficiente.
Vantagem: Robustez e facilidade de instalação em grandes áreas abertas.
Aplicação: Ruas de loteamentos, estradas rurais, pátios de estacionamento e áreas rurais.
Produzido com tecnologia de concreto poroso, este bloquete de concreto permite a passagem da água pelo seu corpo.
Vantagem: Elimina poças, previne enchentes e cumpre leis de permeabilidade.
Aplicação: Estacionamentos ecológicos e calçadas sustentáveis.
Um dos erros mais graves na engenharia de pavimentos é especificar a espessura errada. O bloquete de concreto deve ser escolhido conforme a carga que receberá. A M3 fabrica três alturas principais:
O bloquete de concreto H4 é leve e econômico.
Uso Exclusivo: Calçadas de pedestres, ciclovias, praças e áreas de lazer. Não suporta tráfego de veículos.
O bloquete de concreto H6 é o padrão para áreas residenciais e comerciais.
Uso: Garagens, ruas de condomínios, estacionamentos de carros e vias locais. Suporta veículos de passeio e caminhões leves eventuais.
O bloquete de concreto H8 é a solução para infraestrutura pesada.
Uso: Portos, corredores de ônibus, rodovias, postos de gasolina e indústrias. Sua espessura extra dissipa a carga de eixos pesados.
Por que o mercado está migrando massivamente para o bloquete de concreto? A resposta está no Custo Global e na Funcionalidade.
Cidades modernas têm redes complexas de água, esgoto, gás e fibra óptica sob o chão. Quando um cano estoura sob o asfalto, é preciso cortar, quebrar e remendar, deixando uma cicatriz eterna. Com o bloquete de concreto, a manutenção é cirúrgica: retiram-se as peças, conserta-se o problema e recolocam-se os mesmos bloquetes. O pavimento fica novo, sem custo de material de reposição.
O asfalto preto absorve calor e cria ilhas de calor. O bloquete de concreto, geralmente em cores claras, reflete a luz solar. Estudos mostram que ambientes pavimentados com concreto podem ser até 5°C mais frescos que os asfaltados.
Em postos de gasolina e áreas industriais, o vazamento de óleo dissolve o asfalto. O bloquete de concreto é inerte quimicamente, mantendo sua integridade mesmo em contato com derivados de petróleo.
A superfície do bloquete de concreto tem textura porosa que garante aderência (grip) para pneus e calçados, mesmo sob chuva, reduzindo acidentes por derrapagem.
A durabilidade do bloquete de concreto depende 50% da qualidade da peça (garantida pela M3) e 50% da instalação. Seguir as normas é vital.
O solo deve ser compactado. Em seguida, executa-se uma base de brita graduada. É essa camada que sustenta o peso; o bloquete de concreto é a camada de desgaste.
O sistema só funciona sob pressão. As bordas devem ser travadas com meios-fios de concreto. Se não houver borda, o bloquete de concreto se desloca e abre frestas.
Espalha-se areia grossa ou pó de pedra (3 a 4 cm). Esta camada não deve ser compactada antes de colocar os blocos. Ela serve para nivelar as pequenas diferenças de altura do bloquete de concreto.
Os bloquetes são colocados manualmente, bem justos. O alinhamento deve ser conferido constantemente. Recortes são feitos com serra de disco.
Utiliza-se uma placa vibratória para assentar o bloquete de concreto na areia. Depois, espalha-se areia fina e vibra-se novamente para preencher as juntas verticais, travando o sistema.
O concreto permite criatividade. A M3 oferece o bloquete de concreto em diversas cores: Natural, Grafite, Terracota, Vermelho e Amarelo. Isso permite:
O uso de bloquete de concreto intertravado é uma prática de construção sustentável. As juntas preenchidas com areia permitem uma certa permeabilidade. Para máxima eficiência, o uso do modelo Drenante ou do Unigrama (pisograma) permite que a água retorne ao lençol freático, reduzindo o impacto das chuvas no sistema de drenagem da cidade e prevenindo alagamentos.
A produção de um bloquete de concreto de alta performance exige tecnologia. A M3 investe em equipamentos de ponta para garantir:
Atendendo todo o Ceará, somos o parceiro ideal para construtoras, prefeituras e condomínios que não abrem mão de qualidade.
O paralelepípedo é uma pedra natural irregular, difícil de assentar e que cria uma superfície trepidante e barulhenta. O bloquete de concreto é industrializado, plano, confortável para rodar e caminhar, e permite melhor acessibilidade.
Não. Devido à sua massa térmica e cores geralmente claras, o bloquete de concreto absorve menos calor que o asfalto, mantendo o ambiente mais fresco.
Sim. É a melhor forma de limpar. Apenas evite jatos muito concentrados diretamente nas juntas para não remover toda a areia de rejunte. Se sair areia, basta repor.
Depende da espessura. Para suportar caminhões de lixo e bombeiros, deve-se usar o bloquete de concreto H8 (8 cm). O modelo H6 suporta apenas ocasionalmente, e o H4 não suporta.
Não no assentamento dos blocos. O bloquete de concreto é assentado sobre areia. O cimento é usado apenas no travamento das bordas (meio-fio) ou em acabamentos específicos de caixas de inspeção.
Bloquete de Concreto em Maracanaú - M3 Pre-Moldados
