M3 Pre-Moldados
Se você está planejando uma obra de pavimentação, seja ela para um condomínio residencial, um pátio industrial de alta carga, uma via pública ou uma praça de lazer, muito provavelmente já se deparou com a necessidade de escolher um material que una durabilidade, estética e custo-benefício. É neste cenário que o bloquete de concreto intertravado assume o protagonismo na construção civil moderna.
Na M3 Pré-Moldados, entendemos que o pavimento é a base — literalmente — de qualquer grande projeto. Por isso, preparamos este material técnico e aprofundado. Aqui, você não apenas entenderá o que é o bloquete de concreto intertravado, mas descobrirá por que ele se tornou a primeira escolha de engenheiros e arquitetos em todo o Brasil, especialmente nas regiões do Ceará, onde as condições climáticas e de solo exigem materiais de excelência.
Ao longo deste conteúdo, exploraremos as especificações técnicas, as vantagens incomparáveis sobre o asfalto, o processo de instalação e como escolher o modelo ideal para a sua necessidade, seja ele para tráfego leve ou para suportar carretas pesadas.
O bloquete de concreto intertravado, popularmente conhecido como piso intertravado ou paver, é uma peça pré-moldada de concreto destinada à pavimentação de áreas externas. A sua principal característica — e o que lhe confere o nome — é a capacidade de as peças travarem umas às outras, impedindo o deslocamento horizontal e vertical.
Diferente de uma laje de concreto contínua ou do asfalto, o pavimento feito com bloquete de concreto intertravado não utiliza cimento ou argamassa para fixar uma peça na outra. O travamento ocorre através do atrito entre as faces laterais dos blocos, preenchidas com areia de selagem, e pelo formato geométrico das peças (especialmente nos modelos como o Unistein).
Essa característica de intertravamento permite que a carga aplicada sobre uma única peça (como a roda de um caminhão) seja distribuída para as peças vizinhas. Isso cria uma superfície flexível, capaz de suportar grandes pesos sem trincar ou quebrar, diferentemente dos pisos rígidos convencionais.
Para garantir essa performance, o bloquete de concreto intertravado da M3 Pré-Moldados é produzido industrialmente em máquinas de vibro-prensagem de alta energia. O concreto utilizado é "seco" (dry-cast), com baixo fator água/cimento, o que resulta em peças de altíssima densidade e resistência à compressão, variando de 25 MPa a 50 MPa.
A decisão de utilizar o bloquete de concreto intertravado vai muito além da estética. Trata-se de uma decisão técnica que impacta a longevidade da obra e o orçamento de manutenção a longo prazo. Vamos detalhar as principais vantagens que tornam este material superior a outras opções de pavimentação.
A característica mais notável do bloquete de concreto intertravado é a sua robustez. Na M3, trabalhamos com peças que atingem resistências elevadas. Para pátios industriais e portos, por exemplo, o modelo Unistein H8 oferece resistência de 35 a 50 MPa. Isso significa que o piso suporta cargas pontuais altíssimas e o tráfego constante de veículos pesados sem sofrer deformações permanentes, como as "trilhas de roda" comuns no asfalto.
Imagine que, após a pavimentação de uma rua, a companhia de saneamento precise consertar um cano estourado no subsolo. Se o piso for de asfalto ou concreto usinado, será necessário quebrar o pavimento com britadeiras, gerar entulho, fazer o reparo e depois refazer o piso, deixando uma cicatriz feia e um ponto de fraqueza estrutural (o famoso remendo).
Com o bloquete de concreto intertravado, a lógica é inversa. As peças são retiradas intactas manualmente, o conserto subterrâneo é realizado, e as mesmas peças são recolocadas no lugar. Não há desperdício de material, não há geração de entulho e o pavimento volta a ser exatamente como era antes, sem marcas. Essa facilidade de manutenção torna o bloquete de concreto intertravado a opção mais inteligente para áreas urbanas infraestruturadas.
As cidades modernas sofrem com as ilhas de calor. O asfalto preto absorve a radiação solar e reemite calor, tornando o ambiente insuportavelmente quente. O bloquete de concreto intertravado, por ter cores mais claras (como o natural ou cimento), reflete mais a luz solar, diminuindo a temperatura da superfície em comparação ao pavimento asfáltico. Isso gera conforto térmico para pedestres em calçadas e praças.
Além disso, a M3 oferece a linha de bloquete de concreto intertravado drenante (disponível nas espessuras H6 e H8). Essas peças possuem uma estrutura porosa que permite a passagem da água da chuva para o lençol freático, prevenindo alagamentos e enchentes, uma solução vital para a gestão das águas pluviais nas cidades.
O bloquete de concreto intertravado permite brincar com o design. Disponível em diversas cores — como Vermelho, Amarelo, Terracota, Grafite e Natural — ele possibilita a criação de padrões geométricos, faixas de pedestres, demarcação de vagas de estacionamento e ciclovias permanentes, sem a necessidade de pintura que desbota com o tempo. O modelo Retangular H8 Vermelho, por exemplo, é frequentemente usado para sinalização e destaque visual.
A escolha correta do modelo e da espessura do bloquete de concreto intertravado é crucial para o sucesso da obra. Utilizar uma peça subdimensionada pode causar afundamentos, enquanto superdimensionar gera custos desnecessários. A M3 Pré-Moldados possui um portfólio completo dividido por linhas de tráfego.
Este é o campeão de travamento. O formato em "zigue-zague" do Unistein faz com que cada bloquete de concreto intertravado tenha múltiplas faces de contato com os vizinhos. Isso aumenta drasticamente o atrito e a transferência de carga.
O clássico tijolinho. O bloquete de concreto intertravado retangular oferece uma estética limpa, moderna e organizada. Sua geometria facilita o assentamento em diversos padrões, como a "espinha de peixe", que é excelente para distribuição de cargas.
Não se engane: a altura da peça define onde ela pode ser usada.
O bloquete de concreto intertravado de 4,5 cm de espessura é focado na economia sem perder a qualidade. É indicado exclusivamente para tráfego de pedestres, bicicletas ou veículos muito leves em situações ocasionais.
O bloquete de concreto intertravado de 6 cm é o "coringa" da pavimentação urbana. Ele suporta o tráfego de carros de passeio e veículos comerciais leves.
Quando falamos de carretas, ônibus, empilhadeiras e maquinário pesado, o bloquete de concreto intertravado de 8 cm é a norma técnica obrigatória.
Ter o melhor produto em mãos é metade do caminho. A outra metade é a execução. Um bloquete de concreto intertravado mal instalado pode perder suas propriedades funcionais. Abaixo, detalhamos o processo executivo recomendado, que deve ser seguido rigorosamente para garantir a garantia e a durabilidade do seu investimento.
O bloquete de concreto intertravado não esconde defeitos do solo. Se a terra embaixo ceder, o piso cederá junto. Por isso, a etapa de terraplenagem e compactação do subleito é vital. Deve-se remover o solo orgânico e preparar uma base de brita graduada bem compactada. Esta camada funcionará como a fundação do pavimento.
Antes de assentar os blocos, é obrigatório instalar as contenções laterais. O bloquete de concreto intertravado precisa estar confinado para funcionar. Se não houver meio-fio (guias) de concreto nas bordas, com o tempo, as peças da periferia se soltarão e o travamento de todo o pátio se desfará ("efeito zíper"). A M3 fornece guias de jardim e meios-fios robustos (como o Meio Fio 35, de 55 kg) para essa função.
Sobre a base compactada, espalha-se uma camada de areia grossa ou pó de pedra, com espessura uniforme de 3 a 5 cm. Atenção: esta camada não deve ser compactada antes do assentamento. Ela serve para nivelar as pequenas diferenças de altura das peças. O bloquete de concreto intertravado será colocado suavemente sobre este "colchão".
A instalação é manual. Os pavimentadores colocam peça por peça, seguindo o alinhamento e o padrão de desenho escolhido (espinha de peixe, fileira, trama). É essencial manter as peças o mais encostadas possível, mas as próprias rebarbas laterais de fabricação do bloquete de concreto intertravado já garantem a junta mínima necessária (2 a 3 mm) para o preenchimento com areia. Recortes de peças para acabamento nos cantos devem ser feitos com serras de disco para um acabamento profissional.
Após assentar os blocos, espalha-se areia fina sobre a superfície e passa-se uma placa vibratória. A vibração faz duas coisas fundamentais:
É essa areia nas juntas que gera o atrito final (intertravamento). O processo deve ser repetido até que as juntas estejam completamente cheias. O resultado é um pavimento sólido, plano e pronto para uso imediato — sim, o tráfego pode ser liberado assim que a compactação termina.
Ainda em dúvida? Vamos colocar os fatos na mesa comparando o bloquete de concreto intertravado com a pavimentação asfáltica tradicional.
| Característica | Bloquete de Concreto Intertravado | Asfalto |
|---|---|---|
| Durabilidade | Alta (20+ anos se bem instalado). Resiste a combustíveis e óleos. | Média. Sofre degradação com óleo e combustíveis (dissolvem o betume). |
| Manutenção | Barata, manual e reaproveitável (100% recuperável). | Cara, exige maquinário pesado e deixa remendos visíveis. |
| Temperatura | Absorve menos calor (superfície mais fresca). | Absorve muito calor (cria ilhas de calor urbano). |
| Permeabilidade | Permite infiltração (especialmente linha Drenante). | Impermeável (causa alagamentos se não houver drenagem cara). |
| Estética | Várias cores e texturas. Valoriza o imóvel. | Monocromático (preto/cinza) e visual industrial. |
| Execução | Simples, mão de obra local, sem equipamentos complexos. | Complexa, exige usina de asfalto quente e rolos compressores. |
| Segurança | Superfície antiderrapante, mesmo molhada. | Pode sofrer aquaplanagem e ficar liso com óleo. |
Fica claro que, para condomínios, empresas e áreas urbanas, o bloquete de concreto intertravado oferece um retorno sobre o investimento (ROI) superior. Embora o custo de instalação inicial possa ser competitivo ou ligeiramente superior dependendo da região, a economia na manutenção nos primeiros 5 anos já paga a diferença com folga.
O mercado de pré-moldados não é todo igual. Um bloquete de concreto intertravado de má qualidade esfarela, perde a cor rapidamente e quebra sob carga.
A M3 Pré-Moldados se destaca no Nordeste por um controle de qualidade rigoroso. Nossos produtos, como o Unistein H8 e o Retangular H8, são testados para garantir que a resistência à compressão (MPa) anunciada seja a entregue na obra. Utilizamos agregados selecionados e cimento de alta performance.
Além disso, nossa capacidade logística, com frota própria e guindastes, garante que o bloquete de concreto intertravado chegue à sua obra paletizado, íntegro e no prazo acordado. Oferecemos assessoria técnica para ajudar na especificação, garantindo que você não compre um H4 para colocar num pátio de carretas, nem gaste dinheiro com um H8 para uma calçada de jardim.
Merece destaque especial a nossa linha de bloquete de concreto intertravado Drenante. Em tempos onde a sustentabilidade é regra para aprovação de projetos ambientais, utilizar o piso drenante M3 pode ser o diferencial para a liberação do seu empreendimento. Ele reduz a necessidade de grandes piscinões de retenção e galerias pluviais complexas, pois o próprio piso atua como sistema de drenagem.
A versatilidade deste material é impressionante. Abaixo, listamos aplicações onde o bloquete de concreto intertravado é a solução técnica número um:
Não podemos esquecer o fator visual. O bloquete de concreto intertravado deixou de ser apenas cinza. Na M3, oferecemos uma paleta que inclui o Vermelho (muito usado em ciclovias), o Amarelo (para sinalização de segurança), o Terracota e o Grafite. Essas cores são obtidas com pigmentos inorgânicos de alta qualidade misturados à massa do concreto, garantindo que a cor não seja apenas uma pintura superficial que descasca, mas sim parte integrante da peça.
Ao projetar o paisagismo, o arquiteto pode utilizar o bloquete de concreto intertravado de cores diferentes para setorizar ambientes sem a necessidade de barreiras físicas. Por exemplo, delimitar a área de circulação de carros da área de pedestres apenas mudando a cor do piso de Cinza Natural para Vermelho.
Investir em bloquete de concreto intertravado é investir em tranquilidade. É saber que o seu pavimento vai durar décadas. É saber que, se precisar passar um cabo de fibra óptica ou consertar um cano, você não terá dores de cabeça com reformas caras. É contribuir para uma cidade mais permeável, mais fresca e mais bonita.
A M3 Pré-Moldados está pronta para ser sua parceira. Seja em Guaiúba-CE, Fortaleza ou no interior, nossa fábrica tem a capacidade produtiva para atender grandes volumes com a qualidade que sua engenharia exige. Não arrisque a base do seu projeto. Escolha a resistência comprovada e a tecnologia do bloquete de concreto intertravado da M3.
Se você busca o melhor custo-benefício, alinhado às normas técnicas da ABNT e com suporte de quem realmente entende de concreto, sua escolha é clara. Entre em contato conosco e solicite o dimensionamento ideal para o seu projeto.
Aqui respondemos às 5 dúvidas mais comuns que recebemos de nossos clientes sobre o uso e a compra de pisos intertravados.
A espessura depende exclusivamente da carga que o piso receberá. Para calçadas e tráfego apenas de pedestres, o modelo de 4,5 cm (H4) é suficiente e mais econômico. Para tráfego de carros leves (garagens, ruas residenciais), deve-se usar o de 6 cm (H6). Já para tráfego pesado (caminhões, ônibus, pátios industriais), é obrigatório o uso de 8 cm (H8) ou superior, com resistência acima de 35 MPa. O uso incorreto pode causar a quebra das peças.
Não, essa é uma das grandes vantagens do bloquete de concreto intertravado em relação ao asfalto. O concreto tem uma inércia térmica melhor e, por ser geralmente de cor clara, reflete mais a luz solar em vez de absorvê-la. Isso faz com que a superfície do piso intertravado permaneça significativamente mais fria que o asfalto sob o sol forte, melhorando o conforto térmico da área.
A limpeza é simples, podendo ser feita com vassoura dura, água e sabão neutro. Para sujeiras mais pesadas ou musgo, pode-se usar lavadoras de alta pressão (Wap). A manutenção estrutural é ainda mais fácil: se uma peça manchar com óleo ou quebrar, basta retirá-la individualmente com duas chaves de fenda e colocar uma nova no lugar, sem quebra-quebra ou remendos de cimento.
O sistema intertravado comum já possui uma leve permeabilidade pelas juntas de areia, mas para ser considerado um pavimento permeável ecológico, você deve optar pela linha Drenante da M3. O bloquete de concreto intertravado drenante é fabricado com um concreto poroso que permite que a água passe através da própria pedra, chegando a absorver quase toda a água da chuva e direcionando-a ao solo.
Não! E isso seria um erro. O bloquete de concreto intertravado deve ser assentado sobre um colchão de areia ou pó de pedra, que por sua vez fica sobre uma base compactada (brita graduada). Não se usa argamassa ou contrapiso rígido de concreto. O sistema precisa ser flexível. Se você colar os bloquetes com cimento, eles perderão a capacidade de acomodação e quebrarão com a dilatação térmica ou o peso dos veículos.
Bloquete Intertravado em Mulungu - M3 Pre-Moldados
