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No cenário da construção civil moderna e do planejamento urbano, a escolha do revestimento para pavimentação deixou de ser uma decisão meramente estética para se tornar uma questão estratégica de engenharia, sustentabilidade e economia. Entre as diversas opções disponíveis no mercado — como o asfalto, o concreto usinado e as pedras naturais — o piso intertravado consolidou-se como a solução mais inteligente e versátil para uma vasta gama de aplicações.
Seja você um engenheiro buscando especificações técnicas para uma obra de grande porte em Fortaleza, um arquiteto projetando um condomínio residencial sustentável, ou um proprietário planejando a reforma da calçada ou garagem em Guaiúba, compreender a fundo o piso intertravado é essencial.
Neste artigo extenso e detalhado, a M3 Premoldados preparou o dossiê mais completo da internet sobre o assunto. Vamos explorar desde a composição química e o processo de fabricação até as normas técnicas da ABNT, passando pelos métodos de instalação, manutenção e uma análise honesta dos prós e contras deste material que revolucionou a pavimentação no Brasil e no mundo.
O piso intertravado, popularmente conhecido como bloquete, pavimento drenante ou paver (do inglês pavement), é um tipo de pavimento flexível composto por peças de concreto pré-moldado. A sua principal característica, que lhe confere o nome, é a capacidade de intertravamento.
Diferente de um piso cerâmico que depende da argamassa e do rejunte químico para se fixar, ou do asfalto que é uma massa contínua, o piso intertravado funciona como um sistema articulado. As peças são assentadas sobre uma camada de areia ou pó de pedra e travadas entre si através da contenção lateral e do atrito entre as peças, preenchido com areia fina de selagem.
O funcionamento do piso intertravado baseia-se na transmissão de cargas verticais (o peso de um carro ou caminhão) para as peças vizinhas através do atrito lateral. Quando uma roda passa sobre um bloco, ele tenta se mover para baixo, mas o atrito com os blocos adjacentes impede esse movimento isolado, distribuindo a força por uma área maior da base. Isso evita afundamentos pontuais e garante que o pavimento suporte cargas elevadíssimas sem quebrar.
O piso intertravado de alta qualidade, como o produzido pela M3 Premoldados, é fabricado através de um processo de vibroprensagem. A mistura de cimento, agregados (areia e brita), água e aditivos é submetida a uma forte vibração e compressão simultânea em fôrmas industriais.
É crucial destacar que, na M3, nossa produção é 100% a seco. Não utilizamos fornos para a "queima" das peças, ao contrário da cerâmica. A cura do concreto ocorre através de reações químicas naturais de hidratação do cimento, o que torna o processo de fabricação do piso intertravado muito mais ecológico, com baixa emissão de CO2.
Para entender a importância atual do piso intertravado, precisamos olhar para o passado. A ideia de pavimentação segmentada remonta às estradas romanas, que utilizavam pedras naturais ajustadas para durar séculos. No entanto, o conceito moderno de blocos de concreto pré-moldados surgiu na Europa, especificamente na Holanda, após a Segunda Guerra Mundial.
Com a escassez de argila para fazer tijolos cerâmicos (muito usados na época), os holandeses desenvolveram blocos de concreto maciço. Percebeu-se rapidamente que esses blocos, quando bem desenhados, ofereciam uma resistência superior e uma facilidade de manutenção inigualável.
No Brasil, a tecnologia chegou com força a partir das décadas de 70 e 80, mas foi nos últimos 15 anos que o piso intertravado dominou o mercado, impulsionado por novas normas de acessibilidade e leis ambientais que exigem permeabilidade do solo em áreas urbanas. Hoje, no Ceará, é impossível andar por grandes empreendimentos, como o BS Design ou praças públicas requalificadas, sem pisar em um piso intertravado de qualidade.
A versatilidade é um dos pontos fortes deste material. Existem diversos formatos, e cada um possui uma função técnica específica além da estética. Na M3 Premoldados, trabalhamos com os modelos mais eficientes do mercado. Vamos analisar cada um:
Este é o formato mais tradicional e vendido. O piso intertravado retangular tem a forma de um paralelepípedo, geralmente nas dimensões 10x20cm.
Para áreas que exigem o máximo de desempenho mecânico, o piso intertravado modelo Unistein é a escolha técnica correta. Seu formato ondulado faz com que cada peça tenha 16 faces de contato com as vizinhas.
O piso intertravado modelo Unigrama é a solução híbrida perfeita entre concreto e natureza. Ele possui vazados internos que permitem o plantio de grama ou preenchimento com pedriscos.
Diferente do Unigrama (que tem buracos), o piso intertravado drenante é feito com uma tecnologia de concreto poroso. A peça parece maciça, mas a água passa através do corpo do bloco.
Um erro comum na compra do piso intertravado é errar na espessura. A norma brasileira ABNT NBR 9781 regula essas especificações. Na M3 Premoldados, seguimos rigorosamente essas diretrizes para garantir segurança.
O piso intertravado com espessura de 6cm (ou o modelo especial de 4,5cm para calçadas exclusivas de pedestres) é indicado para cargas estáticas leves.
Quando falamos de tráfego de veículos comerciais, ônibus e caminhões, o piso intertravado de 8cm é obrigatório.
Utilizado em situações extremas, como portos, aeroportos e pátios logísticos com empilhadeiras de grande porte.
Por que engenheiros e arquitetos estão substituindo o asfalto e o concreto liso pelo piso intertravado? As vantagens são técnicas, econômicas e ambientais.
A maior vantagem funcional. O piso intertravado permite que a água da chuva escoe pelas juntas (espaços entre os blocos) e retorne ao solo. Isso previne alagamentos, reduz a sobrecarga nas redes de esgoto pluvial da cidade e alimenta o lençol freático. Em cidades como Fortaleza e região metropolitana, onde as chuvas podem ser intensas em curtos períodos, isso é vital.
Ao contrário do asfalto, que absorve calor e o irradia (criando ilhas de calor), o piso intertravado de concreto, especialmente nas cores claras, reflete parte da luz solar. A superfície chega a ser até 7°C mais fria que o asfalto, tornando o ambiente mais agradável para pedestres.
Se um cano estourar embaixo de uma rua asfaltada, é necessário quebrar o asfalto, gerar entulho, consertar o cano e fazer um remendo que nunca fica igual ao original.
Com o piso intertravado, o processo é limpo: retiram-se os blocos intactos, conserta-se a tubulação, recompacta-se o berço de areia e recolocam-se os mesmos blocos. Sem desperdício, sem cicatrizes na obra e com 100% de reaproveitamento do material (Índice de Reaproveitamento).
Com as opções de cores (vermelho, amarelo, natural, grafite), o piso intertravado permite criar sinalizações viárias permanentes no próprio chão (faixas de pedestre, demarcação de vagas, ciclovias) sem gastar com tinta que descasca com o tempo.
A superfície do piso intertravado é naturalmente antiderrapante, mesmo quando molhada. Isso é fundamental para a segurança de pedestres, idosos e veículos em dias de chuva.
Após a instalação, o tráfego pode ser liberado imediatamente. Não é necessário esperar dias de cura, como ocorre no concreto usinado.
Como especialistas, a M3 Premoldados preza pela transparência. O piso intertravado é excelente, mas não é mágico. Existem pontos de atenção que, se ignorados, podem ser considerados desvantagens.
Se o assentamento for mal feito, o piso vai ondular. A base e a sub-base precisam ser bem compactadas. Não é qualquer pedreiro que sabe instalar piso intertravado corretamente. Por isso, a M3 oferece assessoria técnica para orientar os profissionais.
Nas juntas de areia, pode nascer mato com o tempo. Isso exige uma manutenção periódica com capina química ou manual, ou o uso de areia polimérica no rejunte para evitar o crescimento de vegetais.
O piso intertravado não é indicado para rodovias de alta velocidade (acima de 80km/h), pois a vibração e o ruído gerados pelo atrito dos pneus com as juntas podem ser desconfortáveis. Ele é ideal para áreas urbanas onde o limite é 40 ou 60 km/h.
Para uso de carrinhos de supermercado com rodas muito pequenas ou macas hospitalares, a trepidação do piso intertravado (especialmente os modelos chanfrados) pode ser incômoda. Nesses casos, recomenda-se o modelo de face plana e assentamento perfeito.
Para garantir a durabilidade de décadas que o produto promete, a execução deve seguir um rito técnico rigoroso. A M3 Premoldados recomenda o seguinte processo:
O terreno deve ser nivelado e compactado. Se o solo for muito "mole" (argila expansiva), pode ser necessário fazer uma troca de solo ou reforço.
Geralmente feita de bica corrida ou brita graduada. Esta camada é a verdadeira "espinha dorsal" do pavimento. Ela deve ser compactada com rolo compressor ou placa vibratória até atingir a densidade ideal. A espessura dessa camada varia conforme o tráfego (de 10cm para calçadas até 40cm ou mais para tráfego pesado).
Sobre a base compactada, espalha-se uma camada de areia grossa ou pó de pedra de 3 a 5 cm de espessura.
Atenção: Esta areia não deve ser compactada antes de colocar os blocos. Ela deve ser apenas nivelada com uma régua (sarrafeada). É ela que vai acomodar as pequenas diferenças de altura das peças.
Os blocos são colocados manualmente sobre a areia solta, seguindo o padrão de desenho escolhido (espinha de peixe, fileira, etc.). O instalador deve trabalhar apoiado sobre o piso já instalado, nunca pisando na areia nivelada.
Devem-se deixar juntas de 2 a 3 mm entre as peças (muitos modelos da M3 já vêm com espaçadores laterais de fábrica para garantir essa distância).
Nos cantos e acabamentos, as peças devem ser cortadas com uma serra de disco diamantado (makita) ou guilhotina hidráulica para um acabamento perfeito junto ao meio-fio (que também fornecemos).
Passa-se a placa vibratória sobre o piso intertravado já assentado. Isso faz com que a areia de baixo suba pelas juntas e acomode as peças. Em seguida, espalha-se areia fina sobre o piso e passa-se a placa vibratória novamente para forçar essa areia para dentro das juntas, realizando o travamento final.
Varre-se o excesso de areia e o pavimento está pronto para uso imediato.
A M3 Premoldados tem um compromisso sério com a sustentabilidade. O piso intertravado é considerado um dos pavimentos mais ecológicos do mundo, fundamental para a obtenção de certificações como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
A produção na nossa fábrica em Guaiúba não emite gases poluentes de queima. Além disso, ao optar pelo piso intertravado drenante ou Unigrama, o cliente está contribuindo diretamente para a redução das enchentes urbanas. O concreto é um material inerte, não libera contaminantes no solo e, ao fim de sua vida útil (que pode passar de 20 ou 30 anos), pode ser triturado e virar agregado para novas obras, fechando o ciclo da reciclagem total.
Uma dúvida frequente é sobre o preço. O piso intertravado é mais caro que o concreto simples?
Manter o seu piso intertravado bonito é simples.
Se você está no Ceará, a M3 Premoldados é a sua parceira ideal. Não somos apenas vendedores de blocos; somos uma indústria completa.
Investir em piso intertravado é uma decisão inteligente que valoriza o imóvel, colabora com o meio ambiente e reduz custos futuros com manutenção. É uma tecnologia que une a robustez do concreto com a flexibilidade necessária para os solos brasileiros.
Seja para renovar a calçada da sua casa ou pavimentar um condomínio inteiro, a escolha do material define a qualidade de vida dos usuários. Com durabilidade, beleza e funcionalidade, o piso intertravado da M3 Premoldados é a base sólida que sua obra precisa.
Está pronto para transformar sua obra? A M3 Premoldados aguarda seu contato para fornecer a melhor solução em pavimentação do Nordeste.
Abaixo, respondemos às 5 dúvidas mais comuns que recebemos de nossos clientes sobre piso intertravado.
Não. O piso intertravado oferece maior conforto térmico em comparação ao asfalto. Devido à sua coloração geralmente mais clara e à composição de concreto, ele absorve menos calor e reflete mais a luz solar, reduzindo a temperatura da superfície e do ambiente ao redor. É ideal para cidades quentes como as do Ceará.
Depende do modelo. No piso intertravado convencional (retangular ou unistein), o bloco em si é maciço e impermeável; a drenagem ocorre pelas juntas (espaços entre as peças) preenchidas com areia. Já no modelo Piso Drenante, o próprio corpo do bloco é poroso e permite a passagem da água através dele, oferecendo quase 100% de permeabilidade.
Sim, desde que o piso seja dimensionado para isso. Para tráfego pesado (ônibus, caminhões, carretas), é obrigatório o uso de piso intertravado com espessura de 8cm ou 10cm e resistência (fck) acima de 35 MPa ou 50 MPa. Além disso, a base do solo deve ser preparada especificamente para aguentar essa carga.
O crescimento de vegetação nas juntas ocorre devido a sementes trazidas pelo vento ou pássaros que se alojam na areia. Para evitar isso, recomenda-se: manter o piso limpo/varrido, utilizar areia de rejunte limpa (sem contaminantes orgânicos) na instalação, ou aplicar um rejunte de areia polimérica (que endurece e impede o mato). O uso eventual de herbicidas também resolve o problema.
Se for bem instalado, não. O afundamento (recalque) só acontece se a base (o solo e a brita embaixo do piso) não for bem compactada ou se houver vazamento de água subterrânea que leve a terra embora. O piso intertravado em si não deforma; ele apenas acompanha o desenho do solo onde está apoiado. Por isso, a preparação do subleito é a etapa mais importante da obra.
Gostou deste conteúdo? Se você busca qualidade e compromisso para sua obra no Ceará, entre em contato com a M3 Premoldados agora mesmo e solicite seu orçamento de piso intertravado. Estamos prontos para atender você!
Piso Intertravado: O que é, principais tipos, vantagens e desvantagens
