M3 Pre-Moldados
Quando pensamos em pavimentação que une a beleza clássica da arquitetura urbana com a engenharia moderna de alta resistência, um nome se destaca imediatamente: o piso intertravado retangular. Também conhecido popularmente como "tijolinho" ou paver holandês, este formato é, sem dúvida, o mais versátil e esteticamente adaptável de todas as soluções em concreto pré-moldado.
Na M3 Pré-Moldados, elevamos a fabricação do piso intertravado retangular a um novo patamar de qualidade. Atuando fortemente no Ceará, entendemos que nossos clientes — sejam construtoras, gestores de condomínios, prefeituras ou proprietários rurais — buscam um produto que não apenas suporte cargas, mas que também transforme o visual do ambiente.
Nesta página completa, você mergulhará no universo do piso intertravado retangular. Vamos explorar desde as especificações técnicas de cada espessura (H4, H6 e H8) até os segredos da paginação (desenho de piso) que podem aumentar a resistência da sua obra apenas pela forma como as peças são encaixadas.
O piso intertravado retangular é uma peça de concreto modular, com dimensões padronizadas de 20 cm de comprimento por 10 cm de largura. Diferente dos modelos com formatos orgânicos ou ondulados, o modelo retangular aposta na geometria pura e nas linhas retas. Essa simplicidade é, paradoxalmente, sua maior força.
Por ter faces retas, o piso intertravado retangular permite uma liberdade criativa sem igual. Ele pode ser assentado em fileiras, em tramas, em espinha de peixe ou em dama, criando padrões visuais que guiam o olhar e valorizam o paisagismo. Além da estética, ele mantém todas as propriedades funcionais do pavimento intertravado: é permeável (pelas juntas), antiderrapante, reutilizável e de fácil manutenção.
Um dos maiores problemas em obras de pavimentação é a variação de tamanho das peças. Se um bloco é milímetros maior que o outro, o alinhamento das fileiras se perde. Na M3, o nosso piso intertravado retangular é produzido com rigoroso controle dimensional industrial. Isso garante que, ao fechar uma área de 1.000 m², o alinhamento final esteja tão perfeito quanto no primeiro metro quadrado.
Muitos clientes nos perguntam: "Entre tantos formatos, por que eu deveria escolher o piso intertravado retangular?" A resposta envolve três pilares: Design, Resistência Estrutural por Paginação e Aproveitamento.
O piso intertravado retangular é o favorito dos arquitetos porque funciona como um pixel de uma imagem. Com as diversas cores disponíveis na M3 (Natural, Vermelho, Amarelo, Grafite, Terracota, etc.), é possível criar mosaicos, demarcar faixas de pedestres, desenhar logotipos no chão ou simplesmente criar um ambiente acolhedor e organizado.
Aqui entra um segredo de engenharia. Embora o formato retangular pareça simples, quando assentado no padrão "Espinha de Peixe" (a 45 graus em relação ao tráfego), o piso intertravado retangular oferece um travamento mecânico excepcional. Esse padrão obriga os pneus dos veículos a estarem sempre apoiados em múltiplas peças simultaneamente, reduzindo a trepidação e distribuindo a carga de frenagem e aceleração de forma muito mais eficiente do que em fileiras retas.
Por ter linhas retas, o piso intertravado retangular exige menos cortes complexos nos cantos e nos encontros com meios-fios, o que agiliza a instalação e reduz o desperdício de material na obra.
A M3 Pré-Moldados fabrica o piso intertravado retangular em três espessuras distintas. A escolha errada da espessura é o erro número um em obras de pavimentação. Um piso intertravado retangular muito fino em uma área de caminhões vai quebrar. Um piso muito grosso em uma calçada é desperdício de dinheiro.
Vamos detalhar cada modelo para que você faça a escolha certa:
Esta é a solução mais econômica e leve da família. O piso intertravado retangular de 4,5 cm foi desenvolvido pensando exclusivamente na circulação humana e ciclística.
O modelo H6 é o grande coringa da construção civil. Quando falamos em piso intertravado retangular para áreas urbanas e condomínios, estamos falando quase sempre desta espessura.
Para quem precisa de força bruta. O piso intertravado retangular H8 é projetado para suportar cargas extremas e tensões de cisalhamento provocadas por veículos pesados.
O piso intertravado retangular da M3 não é apenas cinza. A utilização de cores no pavimento tem funções que vão além da beleza: elas organizam o fluxo e garantem segurança.
Disponibilizamos o piso intertravado retangular nas cores:
A pigmentação do nosso piso intertravado retangular é feita na massa, garantindo que a cor permaneça viva por muito mais tempo, mesmo sob o sol forte do Nordeste.
A impermeabilização do solo urbano é um problema sério, causando enchentes e alagamentos. A M3 Pré-Moldados oferece a solução ecológica: o piso intertravado retangular drenante.
Disponível nas espessuras H6 e H8, este modelo mantém o formato 10x20 cm tradicional, mas é produzido com uma tecnologia de concreto poroso. O piso intertravado retangular drenante permite que a água da chuva atravesse a peça e infiltre no solo.
Isso não apenas atende às exigências das prefeituras para áreas permeáveis, como também reduz a formação de poças, tornando o ambiente mais seguro para pedestres e veículos em dias de chuva. É a união perfeita entre a resistência do concreto e o respeito ao ciclo da água.
A qualidade final do pavimento depende 50% do produto e 50% da execução. Para que o seu piso intertravado retangular dure décadas, o processo de instalação deve ser seguido à risca.
O piso intertravado retangular trabalha sob pressão. As peças precisam estar "apertadas" umas contra as outras. Por isso, antes de tudo, é necessário instalar as bordas (meio-fio ou guias de concreto). Sem o confinamento lateral, as peças se abrem com o tempo e o piso "desmancha".
A terraplenagem deve estar perfeitamente compactada. Sobre o solo compactado, espalha-se uma camada de brita graduada. O piso intertravado retangular é um pavimento flexível; ele copia o que está embaixo. Se a base afundar, o piso afunda.
Sobre a base de brita, lança-se uma camada de areia de assentamento (3 a 4 cm). Importante: Não compacte essa areia antes de colocar os blocos! O piso intertravado retangular deve ser apoiado suavemente sobre essa areia solta.
As peças são colocadas manualmente. É aqui que se define o padrão (espinha de peixe, fileira, etc.). Os recortes nas bordas devem ser feitos com serrra de disco (makita) para um acabamento profissional. Pedaços muito pequenos de piso intertravado retangular (menores que 1/3 da peça) devem ser evitados, pois podem se soltar.
Após colocar todas as peças, espalha-se areia fina por cima e passa-se uma placa vibratória. A vibração faz o piso intertravado retangular "sentar" no colchão de areia e faz a areia fina penetrar nas juntas verticais. É esse atrito entre as peças, gerado pela areia nas juntas, que cria o travamento. O processo deve ser repetido até as juntas estarem cheias e o piso firme.
Uma das maiores vantagens financeiras do piso intertravado retangular é a sua manutenção, que chamamos de "destrutiva zero".
Imagine que você precise passar um novo cabo de rede ou consertar um vazamento de água embaixo da rua do condomínio. Se fosse asfalto, você teria que quebrar, gerar entulho e depois fazer um remendo feio. Com o piso intertravado retangular, você retira as peças, faz o serviço e recoloca as mesmas peças no lugar. O pavimento fica novo, sem cicatrizes.
Além disso, o piso intertravado retangular é altamente resistente a derramamento de combustíveis e óleos, diferentemente do asfalto que derrete em contato com solventes. Isso o torna a escolha técnica correta para postos de gasolina e oficinas.
| Característica | Piso Intertravado Retangular | Piso Ondulado (Unistein) | Piso Grama (Concregrama) |
|---|---|---|---|
| Estética | Clássica, limpa e moderna. Permite desenhos geométricos complexos. | Industrial e funcional. Visual mais "travado". | Ecológica, mistura concreto e vegetação. |
| Facilidade de Instalação | Alta. Formato reto facilita o alinhamento e cortes. | Média. Exige encaixe preciso das faces curvas. | Alta, mas exige plantio de grama posterior. |
| Conforto de Rolamento | Excelente. Superfície plana e uniforme. | Muito bom. | Regular. A grama cria irregularidades. |
| Versatilidade de Uso | Total. De calçadas a portos. | Focado em áreas de manobra pesada. | Focado em estacionamentos permeáveis. |
| Custo-Benefício | O melhor equilíbrio entre preço, estética e função. | Similar, mas com foco específico em carga. | Varia conforme o modelo. |
Embora o modelo Unistein (ondulado) tenha um travamento mecânico superior para áreas de manobra extrema de carretas, o piso intertravado retangular, quando assentado em espinha de peixe, oferece performance muito próxima, com a vantagem de ser esteticamente superior para áreas urbanas e mistas.
Ao comprar o piso intertravado retangular, você está comprando a segurança do seu empreendimento. A M3 Pré-Moldados possui uma estrutura fabril robusta em Guaiúba (CE) e Luís Eduardo Magalhães (BA), pronta para atender obras de grande porte com agilidade.
Nosso processo de produção 100% a seco garante peças com acabamento superior, sem bolhas e com resistência à compressão testada em laboratório. Não vendemos apenas concreto; vendemos a certeza de que seu piso intertravado retangular não vai esfarelar daqui a dois anos.
Seja para urbanizar um novo loteamento, reformar o pátio da sua indústria ou construir a calçada da sua casa, conte com a M3. Nossa equipe oferece assessoria técnica gratuita para ajudar você a calcular a quantidade exata e escolher a espessura correta do piso intertravado retangular para sua necessidade.
Tire suas dúvidas rápidas sobre a aplicação e compra deste material.
Para o modelo padrão de 20 x 10 cm, são necessárias exatamente 50 peças para cobrir 1 metro quadrado. No entanto, sempre recomendamos comprar cerca de 5% a mais para cobrir os recortes e ajustes nos cantos da obra (quebra técnica). O cálculo correto evita paradas na obra por falta de material.
Sim, pode. O piso intertravado retangular possui uma textura superficial que oferece ótima aderência (antiderrapante), sendo seguro para rampas, mesmo molhadas. Em rampas muito íngremes, recomenda-se um padrão de assentamento que favoreça o travamento (como espinha de peixe) e uma atenção redobrada na compactação da base para evitar deslocamentos.
A diferença está na espessura e na resistência. O H4 tem 4,5 cm de altura e resiste a 25 MPa, sendo indicado apenas para pedestres e bicicletas. O H6 tem 6 cm de altura e resiste a 35 MPa, sendo indicado para veículos de passeio e tráfego leve. Usar um H4 onde passam carros resultará na quebra das peças. O piso intertravado retangular deve ser especificado conforme a carga.
Tecnicamente sim, mas não recomendamos o uso de tintas comuns de piso, pois elas descascam com o atrito dos pneus e perdem a permeabilidade. O ideal é adquirir o piso intertravado retangular já colorido de fábrica (pigmentado na massa), como os oferecidos pela M3 (Vermelho, Amarelo, etc.), pois a cor é durável e não exige repintura constante.
Pode acontecer se as juntas forem preenchidas com areia orgânica ou suja. Para evitar o crescimento de vegetação indesejada entre as peças do piso intertravado retangular, recomenda-se o uso de areia limpa de lavagem ou areia polimérica no rejuntamento. Além disso, o tráfego constante e a limpeza regular inibem naturalmente o crescimento de ervas daninhas.
Piso Intertravado Retangular em Paraipaba - M3 Pre-Moldados
